Mercado | Conquistar e fidelizar clientes
Ao se posicionar no mercado, o empresário precisa trabalhar com firmeza para manter a sintonia de sua estrutura às expectativas de seu público alvo. O bom relacionamento com os clientes é um exercício permanente e desafiador, que exige perseverança, bom senso e criatividade, aliada ao bom uso da internet e das ferramentas de gerenciamento.
Além das estratégias para ampliar as vendas, a noção de organização contribui muito para evitar desperdícios de tempo e de recursos. A arte de vender passa, portanto, pela sensibilidade e pela racionalidade para gerenciar iniciativas.
O ambiente de trabalho revela muito do espírito do empreendedor. Esse espírito é capturado intuitivamente pelo potencial consumidor. Tornar-se cliente é uma demonstração de sinergia entre o que se procura e o que se encontra em uma empresa. Isso vale tanto para serviços como para produtos. Uma loja, um escritório ou uma fábrica bem estruturada e funcional é uma demonstração de eficiência. Esta eficiência se confirma quando o discurso interno da empresa vocaliza e dá substância à sua aparência.
Claro que não dá para julgar a competência de uma empresa pelo que ela apresenta em termos de espaço físico. Mas a organização do espaço físico é, sem dúvida, um chamariz, um fator de sedução para que o potencial cliente se aproxime. Porque demonstra, como se costuma dizer, profissionalismo. Todo mundo está em busca de produtos e serviços de qualidade, desenvolvidos por profissionais. Essa busca se justifica, em primeiro lugar, porque a realidade do mercado clama por produtos e serviços com padrão elevado, que amplia a competitividade.
Em segundo, porque estar em sintonia com o que há de melhor no mercado é uma forma de demonstrar o quanto o indivíduo está sintonizado com o seu tempo.
O que parece ser um discurso sofisticado é apenas o óbvio, que pode ser interpretado por intermédio de uma loja, onde os produtos estão bem dispostos, as vitrines são arranjadas com maestria e os atendentes, habilidosos na abordagem aos clientes e na concretização das vendas. Esse jogo é real e correspondido, se jogado com grandeza. E pode ser dominado por qualquer empreendedor que esteja disposto a aprender sempre. Porque o mercado é dinâmico, os consumidores são dinâmicos. A demanda é dinâmica. Quem fica parado, fica para trás.
Ao pensar em sua empresa, lembre-se dos cinco sentidos. Qual o cheiro que está no ar? Ele pode ser mais agradável? Torne-o mais agradável. O que está à vista do cliente, está disposto de maneira atrativa? Não está atrapalhando o caminho de maneira que o irrite? Se há algum ruído, ele incomoda? Se há música, está no volume adequado? O estilo da música não perturba? Pense no café, na água, na poltrona de espera. Que tal chamar alguém que entenda de design para ajustar esses detalhes? Afinal, estamos falando em conquistar e fidelizar clientes.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
- Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
- Obrigações do dia: CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
- Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
- Obrigações do dia: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
Últimas Notícias
-
15 - Julho - 2025
Pagamentos do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro começam nesta terça
Trabalhadores com registro em carteira, nascidos em setembro e outubro, começam a receber nesta terça-feira (15) o abono salari [...]
-
15 - Julho - 2025
Caixa libera abono salarial para nascidos em setembro e outubro
Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada que ganham até 2 salários mínimos e nasceram em setembro e outubro [...]
-
15 - Julho - 2025
IBC-Br: prévia do PIB registra queda de 0,7% em maio
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do desempenho do produto interno bruto ( [...]
-
15 - Julho - 2025
Boletim Focus: mercado reduz estimativa para inflação pela 7ª semana
Economistas do mercado financeiro voltaram a reduzir suas projeções para a inflação neste ano pela sétima semana consecutiva. S [...]
-
14 - Julho - 2025
Descoberto pelo TCU: Mais de 1 Milhão de Benefícios INSS Irregulares
O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou uma grave irregularidade no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): mais de [...]
-
14 - Julho - 2025
Diferença entre AGO e AGE: Entenda os tipos de assembleia condominial
AGO x AGE: Existe diferença entre as assembleias?<span style="font-size: 16px [...]
-
14 - Julho - 2025
Ibovespa tem alta de 25,8% em dólar no acumulado de 2025
O Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), registrou alta de 25,8% em dólar de 1º [...]
-
14 - Julho - 2025
Governo do Brasil investe R$ 3,7 bilhões com Novo Acordo do Rio Doce
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (11.07), em Linhares (ES), da cerimônia que marca o início [...]
-
11 - Julho - 2025
Fazenda projeta PIB de 2,5% em 2025 e reduz estimativa de inflação
O Ministério da Fazenda elevou as expectativas de crescimento econômico para 2025. De acordo com o Boletim Macrofiscal divulgad [...]
-
11 - Julho - 2025
Como eliminar a inadimplência condominial em 15 passos
Os 15 passos vitais para eliminar a inadimplência em seu condomínio<span styl [...]