Mercado | Conquistar e fidelizar clientes
Ao se posicionar no mercado, o empresário precisa trabalhar com firmeza para manter a sintonia de sua estrutura às expectativas de seu público alvo. O bom relacionamento com os clientes é um exercício permanente e desafiador, que exige perseverança, bom senso e criatividade, aliada ao bom uso da internet e das ferramentas de gerenciamento.
Além das estratégias para ampliar as vendas, a noção de organização contribui muito para evitar desperdícios de tempo e de recursos. A arte de vender passa, portanto, pela sensibilidade e pela racionalidade para gerenciar iniciativas.
O ambiente de trabalho revela muito do espírito do empreendedor. Esse espírito é capturado intuitivamente pelo potencial consumidor. Tornar-se cliente é uma demonstração de sinergia entre o que se procura e o que se encontra em uma empresa. Isso vale tanto para serviços como para produtos. Uma loja, um escritório ou uma fábrica bem estruturada e funcional é uma demonstração de eficiência. Esta eficiência se confirma quando o discurso interno da empresa vocaliza e dá substância à sua aparência.
Claro que não dá para julgar a competência de uma empresa pelo que ela apresenta em termos de espaço físico. Mas a organização do espaço físico é, sem dúvida, um chamariz, um fator de sedução para que o potencial cliente se aproxime. Porque demonstra, como se costuma dizer, profissionalismo. Todo mundo está em busca de produtos e serviços de qualidade, desenvolvidos por profissionais. Essa busca se justifica, em primeiro lugar, porque a realidade do mercado clama por produtos e serviços com padrão elevado, que amplia a competitividade.
Em segundo, porque estar em sintonia com o que há de melhor no mercado é uma forma de demonstrar o quanto o indivíduo está sintonizado com o seu tempo.
O que parece ser um discurso sofisticado é apenas o óbvio, que pode ser interpretado por intermédio de uma loja, onde os produtos estão bem dispostos, as vitrines são arranjadas com maestria e os atendentes, habilidosos na abordagem aos clientes e na concretização das vendas. Esse jogo é real e correspondido, se jogado com grandeza. E pode ser dominado por qualquer empreendedor que esteja disposto a aprender sempre. Porque o mercado é dinâmico, os consumidores são dinâmicos. A demanda é dinâmica. Quem fica parado, fica para trás.
Ao pensar em sua empresa, lembre-se dos cinco sentidos. Qual o cheiro que está no ar? Ele pode ser mais agradável? Torne-o mais agradável. O que está à vista do cliente, está disposto de maneira atrativa? Não está atrapalhando o caminho de maneira que o irrite? Se há algum ruído, ele incomoda? Se há música, está no volume adequado? O estilo da música não perturba? Pense no café, na água, na poltrona de espera. Que tal chamar alguém que entenda de design para ajustar esses detalhes? Afinal, estamos falando em conquistar e fidelizar clientes.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
- Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
- Obrigações do dia: CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
- Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
- Obrigações do dia: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
- Últimas Publicações
- Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física
- Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?
- Reajustes Salariais por Categoria Sindical
- Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas
- Revisão do Primeiro Semestre
Últimas Notícias
-
16 - Setembro - 2025
União pagou quase R$ 7 bi em dívidas para estados e municípios até agosto
As dívidas garantidas de estados e municípios pagas pela União somaram R$ 6,99 bilhões em 2025, considerando o período de janei [...]
-
16 - Setembro - 2025
IBC-Br recua 0,50% em julho e pressiona expectativas na véspera do Copom
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou retração de 0,50% em [...]
-
16 - Setembro - 2025
Prévia do PIB cai pelo 3º mês seguido e recua 0,5% em julho, diz BC
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, regis [...]
-
16 - Setembro - 2025
Governo quer estimular shoppings, hotéis e outros empreendimentos comerciais em aeroportos
O Ministério dos Portos e Aeroportos vai lançar na próxima segunda-feira (15) um programa que visa estimular a geração de recei [...]
-
15 - Setembro - 2025
Dólar recua a R$ 5,35 e fecha no menor valor desde junho de 2024
O dólar exibiu queda firme nesta sexta-feira, 12, e encerrou os negócios no nível mais baixo desde o início de junho de 2024. E [...]
-
15 - Setembro - 2025
Nova Norma: Fintechs Agora Devem Reportar Movimentações à Receita Federal
A Receita Federal publicou uma nova norma no Diário Oficial em 29 de agosto de 2025. A regulamentação obriga fintechs a re [...]
-
15 - Setembro - 2025
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Em um ano marcado por condições climáticas desfavoráveis e queda nos preços internacionais, o valor da produção agrícola no paí [...]
-
15 - Setembro - 2025
Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
A produção de grãos no Brasil bateu, novamente, recorde, atingindo a marca de 350,2 milhões de toneladas na safra 2024-25. [...]
-
12 - Setembro - 2025
Exportação de produtos atingidos por tarifaço cai 22% em agosto
As exportações de produtos afetados pelo tarifaço americano caíram 22,4% em agosto na comparação com o mesmo mês [...]
-
12 - Setembro - 2025
AgroAmigo chega ao Norte e Centro-Oeste com R$ 1 bilhão em crédito para famílias rurais de baixa renda
O Governo Federal lançou oficialmente o AgroAmigo, programa de microcrédito rural para agricultores fa [...]