Mercado | Conquistar e fidelizar clientes
Ao se posicionar no mercado, o empresário precisa trabalhar com firmeza para manter a sintonia de sua estrutura às expectativas de seu público alvo. O bom relacionamento com os clientes é um exercício permanente e desafiador, que exige perseverança, bom senso e criatividade, aliada ao bom uso da internet e das ferramentas de gerenciamento.
Além das estratégias para ampliar as vendas, a noção de organização contribui muito para evitar desperdícios de tempo e de recursos. A arte de vender passa, portanto, pela sensibilidade e pela racionalidade para gerenciar iniciativas.
O ambiente de trabalho revela muito do espírito do empreendedor. Esse espírito é capturado intuitivamente pelo potencial consumidor. Tornar-se cliente é uma demonstração de sinergia entre o que se procura e o que se encontra em uma empresa. Isso vale tanto para serviços como para produtos. Uma loja, um escritório ou uma fábrica bem estruturada e funcional é uma demonstração de eficiência. Esta eficiência se confirma quando o discurso interno da empresa vocaliza e dá substância à sua aparência.
Claro que não dá para julgar a competência de uma empresa pelo que ela apresenta em termos de espaço físico. Mas a organização do espaço físico é, sem dúvida, um chamariz, um fator de sedução para que o potencial cliente se aproxime. Porque demonstra, como se costuma dizer, profissionalismo. Todo mundo está em busca de produtos e serviços de qualidade, desenvolvidos por profissionais. Essa busca se justifica, em primeiro lugar, porque a realidade do mercado clama por produtos e serviços com padrão elevado, que amplia a competitividade.
Em segundo, porque estar em sintonia com o que há de melhor no mercado é uma forma de demonstrar o quanto o indivíduo está sintonizado com o seu tempo.
O que parece ser um discurso sofisticado é apenas o óbvio, que pode ser interpretado por intermédio de uma loja, onde os produtos estão bem dispostos, as vitrines são arranjadas com maestria e os atendentes, habilidosos na abordagem aos clientes e na concretização das vendas. Esse jogo é real e correspondido, se jogado com grandeza. E pode ser dominado por qualquer empreendedor que esteja disposto a aprender sempre. Porque o mercado é dinâmico, os consumidores são dinâmicos. A demanda é dinâmica. Quem fica parado, fica para trás.
Ao pensar em sua empresa, lembre-se dos cinco sentidos. Qual o cheiro que está no ar? Ele pode ser mais agradável? Torne-o mais agradável. O que está à vista do cliente, está disposto de maneira atrativa? Não está atrapalhando o caminho de maneira que o irrite? Se há algum ruído, ele incomoda? Se há música, está no volume adequado? O estilo da música não perturba? Pense no café, na água, na poltrona de espera. Que tal chamar alguém que entenda de design para ajustar esses detalhes? Afinal, estamos falando em conquistar e fidelizar clientes.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: IPI | Imposto sobre Produtos Industrializados.
- Obrigações do dia: COFINS.
- Obrigações do dia: PIS/Pasep.
Últimas Notícias
-
26 - Abril - 2024
Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação [...]
-
26 - Abril - 2024
Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Quinze alimentos in natura ou pouco industrializados vão compor a cesta básica nacional e paga [...]
-
26 - Abril - 2024
Ibovespa fecha em leve baixa com Vale e PIB dos EUA, mesmo com disparada de Petrobras
O Ibovespa chega à terceira derrota seguida, com baixa de 0,08%, aos 124.645 pontos, uma perda de apenas 95 pontos, em m [...]
-
26 - Abril - 2024
Reforma tributária: entenda o que muda para o consumidor
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou na última quarta-feira (24) o projeto de regulamentação d [...]
-
25 - Abril - 2024
Confiança do varejo aumenta pela quarta vez no ano, mas ainda é menor que em 2023
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) aumentou 2% em relação a mar&c [...]
-
25 - Abril - 2024
INSS: Teto de juros do consignado cairá para 1,68% ao mês
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão uma redução nos encargos [...]
-
25 - Abril - 2024
Especial Dia do Profissional da Contabilidade: A contabilidade estratégica na inovação corporativa e a garantia de resultados
Na dinâmica complexa do mundo corporativo, no qual a conformidade com regulamentos e a manutenção de padr&o [...]
-
25 - Abril - 2024
Reforma tributária: IVA deverá ter alíquota média de 26,5%, diz Fazenda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compareceu ao Congresso Nacional, no final da tarde desta quarta-feira, para entregar o [...]
-
25 - Abril - 2024
IA pode ser revolucionária se for aplicada em ferramentas de CRM e vendas
A implementação de Inteligência Artificial (IA) em estratégias de vendas e ferramentas de CRM repres [...]
-
24 - Abril - 2024
Arrecadação federal soma R$ 190 bilhões em março, informa Receita
A arrecadação de impostos e contribuições federais atingiu R$ 190,6 bilhões em março. [...]