Mercado | Revolucione sua empresa e descubra um novo mercado
Conhecer o cliente é um diferencial estratégico diante da concorrência. Invente. Tente. Recomece. Estes são os primeiros passos para as empresas que procuram desenvolver a capacidade de criar novos espaços de mercado, até então inexplorados. Para tanto, é preciso aproveitar o "momento estratégico" para alavancar o seu negócio, com foco no mercado e com uma organização atenta às mudanças quanto aos concorrentes e, principalmente, quanto aos clientes.
É o que mostra o livro "A Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante", de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Para os autores, o "movimento estratégico" não acontece na empresa e nem no setor, mas em um "conjunto de decisões e ações gerenciais que resultam em importantes produtos e serviços capazes de criar novos mercados".
Exemplo mais contundente é o da trupe canadense Cirque du Soleil, que criou um novo espaço de mercado na indústria de entretenimento e gerou crescimento altamente lucrativo. Os escritores deixam claro que as empresas não precisam competir de peito aberto em determinado espaço setorial. Para eles, "...nem empresa, nem setor são as melhores unidades de análise para o estudo das causas básicas do crescimento lucrativo no futuro." Assim, a abordagem estratégica da empresa, durante o "movimento", deve ser coerente com o tempo, qualquer que seja o setor.
O Cirque du Soleil buscou a diferenciação simultânea numa época em que os circos esforçavam-se para aumentar o público, já minguante nos espetáculos tradicionais. A trupe criou um espetáculo nada circense e tão pouco com cara de produção teatral clássica. O novo empreendimento oferece diversão e a vibração do circo, ao mesmo tempo com uma sofisticação intelectual e a riqueza artística do teatro.
Enxergou melhor não só os clientes de circo, mas aqueles não-clientes: os freqüentadores de teatro.
Criou-se então um conceito de circo totalmente novo, sem espetáculos com animais, performances artísticas, picadeiros, entre outros. Manteve apenas três aspectos positivos dos circos tradicionais: palhaços, acrobacias e a tenda. Adaptaram, então, para aquele público não-cliente, enredo e riqueza intelectual, além de músicas, danças artísticas e produções múltiplas. Ele oferece o melhor do circo e o melhor do teatro, criando um espaço de mercado inexplorado até este momento.
Clientes e clientes potenciais
Conhecer o cliente e seus desejos são as principais ações para reinventar sua empresa. Assim, visando a criação de valor de forma sustentada para o cliente, é possível gerar maior competitividade nos mercados. A organização com foco no cliente e nos clientes potenciais, além de conhecer suas necessidades atuais e antecipar-se às expectativas, busca estabelecer relações duradouras e de qualidade.
Quando essas necessidades estão claras para toda a organização, e não somente para as áreas diretamente envolvidas, é possível desenvolver e oferecer produtos ou serviços diferenciados que irão satisfazer a todos: clientes dos mercados atuais ou os outros de novos segmentos. Atributos do produto ou serviço são os que adicionam valor aos clientes, intensificam sua satisfação, determinam suas preferências e os tornam fiéis à marca, ao produto ou à organização. Eles também diferenciam seu produto ou serviço daquele oferecido pela concorrência.
De olho no mercado
O foco no mercado mantém a organização atenta às mudanças que ocorrem em seu entorno, principalmente quanto aos concorrentes e à movimentação dos clientes em relação às novas demandas e necessidades. A satisfação do cliente e a conquista de sua fidelidade por meio de relações duradouras e a diferenciação em relação à concorrência são, portanto, fatores fundamentais para o aumento da competitividade da organização, configurando-se como uma questão estratégica.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: IPI | Imposto sobre Produtos Industrializados.
- Obrigações do dia: COFINS.
- Obrigações do dia: PIS/Pasep.
Últimas Notícias
-
29 - Abril - 2024
Dia do Trabalho: veja o que abre e fecha no feriado desta quarta-feira
Na próxima quarta-feira, o Brasil comemora o Dia do Trabalho, o feriado 1º de maio. Assim, apesar de cair no meio d [...]
-
29 - Abril - 2024
Inflação do aluguel volta a subir em abril, mas acumula queda em 12 meses
O IGP-M (Índice Nacional de Preços – Mercado), indicador responsável pelo reajuste de parte dos cont [...]
-
29 - Abril - 2024
IBOVESPA HOJE - IPCA-15; desoneração da folha; dividendos da Petrobras; balanços, com Hypera
Nesta sexta-feira (26), o mercado local monitora a prévia da inflação de abril calculada pelo Índic [...]
-
29 - Abril - 2024
Confiança da indústria do Brasil melhora em abril, mas apresenta sinais mistos; diz FGV
A confiança da indústria no Brasil apresentou melhora em abril, embora com sinais distintos entre indicadores de [...]
-
26 - Abril - 2024
Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação [...]
-
26 - Abril - 2024
Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Quinze alimentos in natura ou pouco industrializados vão compor a cesta básica nacional e paga [...]
-
26 - Abril - 2024
Ibovespa fecha em leve baixa com Vale e PIB dos EUA, mesmo com disparada de Petrobras
O Ibovespa chega à terceira derrota seguida, com baixa de 0,08%, aos 124.645 pontos, uma perda de apenas 95 pontos, em m [...]
-
26 - Abril - 2024
Reforma tributária: entenda o que muda para o consumidor
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou na última quarta-feira (24) o projeto de regulamentação d [...]
-
25 - Abril - 2024
Confiança do varejo aumenta pela quarta vez no ano, mas ainda é menor que em 2023
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) aumentou 2% em relação a mar&c [...]
-
25 - Abril - 2024
INSS: Teto de juros do consignado cairá para 1,68% ao mês
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão uma redução nos encargos [...]