Internet | Marketing e inovação
Para isso, a empresa deve conhecer muito bem seu público alvo.
Cada vez mais as empresas buscam lucro rápido e crescimento acelerado. Como a concorrência no varejo é intensa, as empresas também precisam agir sem demora. Um dos caminhos para dar vazão a esse ritmo é a internet, que tem sido trabalhada como um canal diferenciado, capaz de corresponder a tamanha expectativa.
O desenvolvimento tecnológico tem permitido à internet se tornar um fenômeno da comunicação, por integrar uma legião de pessoas e ampliar ações interativas. É vista, por isso, como uma ferramenta capaz de impulsionar mudanças no marcado globalizado.
Tendo o marketing como aliado e suas mais diversas ferramentas (telemarketing, mala direta, geomarketing, e-mail marketing e ações em redes sociais), as empresas estudam o comportamento dos consumidores plugados ao universo virtual para orientar suas estratégias de venda e divulgar seus produtos.
O marketing consegue diagnosticar esses clientes: onde eles estão e quais as suas reais necessidades. Com esse mapeamento, de um público que não pode ser visto como algo estático, e sim de altíssima mobilidade, as empresas conseguem se sintonizar aos nichos que pretendem atender e seguir seus movimentos.
Não se pode esquecer que o marketing vai além da venda. Exige interlocução com o consumidor, que está em busca de algo que necessita ou deseja. A consolidação da relação, além do encantamento com um serviço capaz de surpreendê-lo, está no atendimento de pós-venda, que dará a segurança para que o cliente volte a consumir, por não se sentir abandonado à própria sorte caso o produto ou serviço não corresponda à sua expectativa.
Uma das características do nicho de mercado é que os consumidores e os produtos precisam ser diferenciados para não haver contaminação no processo de comunicação, para que o comprador, com suas necessidades e características, não se veja perdido em um universo de sinais que não lhe pertençam.
Dependendo dos estímulos de marketing, cada consumidor reage de uma forma ao se deparar com o produto. Com a particularização é possível concentrar esforços e utilizar ferramentas específicas para atingir e satisfazer as necessidades de cada um desses segmentos, que podem ser identificados pela faixa etária, grupos demográficos, grupos de necessidades etc.
Os incentivos para atrair consumidores são vários. Um deles é quando os produtos estão associados a uma promoção, desconto ou brinde. As associações corretas para cada público, entre produtos, vantagens e benefícios, podem fortalecer muito o desempenho dos negócios.
Consultoria e boas ferramentas de marketing podem ajudar na construção de uma empresa bem sucedida.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: 05/Novembro/2025 – 4ª Feira.
- Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
- Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
- Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
Últimas Notícias
-
3 - Novembro - 2025
Petrobras reduz em 1,7% preço do gás natural para distribuidoras
A Petrobras informou que a partir de sábado (1º) irá reduzir o preço do gás natural nos contratos com as distrib [...]
-
3 - Novembro - 2025
BMG vai ressarcir cobranças indevidas de empréstimos para aposentados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmou um termo de compromisso com o Banco BMG S.A. para corrigir práticas [...]
-
3 - Novembro - 2025
Brasil tem desemprego de 5,6% no trimestre até setembro, diz IBGE
A taxa de desocupação no Brasil ficou em 5,6% no trimestre encerrado em setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 3 [...]
-
3 - Novembro - 2025
Franquias de autoatendimento crescem 39% e consolidam nova fase
Ilha de Comandatuba O modelo de franquias voltadas ao autoatendimento segue em forte expansão no Brasil e consolida-se como uma [...]
-
31 - Outubro - 2025
Finep investe R$ 500 milhões em centros de pesquisa e inovação no país
A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou nesta [...]
-
31 - Outubro - 2025
Brasil cria 213 mil postos de trabalho em setembro, aponta Caged
Os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que [...]
-
31 - Outubro - 2025
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,56% em 2025
A estimativa do mercado financeiro do Brasil para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado [...]
-
31 - Outubro - 2025
Déficit primário do Governo Central atinge R$ 14,5 bilhões em setembro de 2025
Em setembro de 2025, o Governo Central, que inclui o Tesouro Nacional, o Banco Central e a Previdência Social, enfrentou um déf [...]
-
30 - Outubro - 2025
Crédito bancário cresce, com juros menores e inadimplência estável
As concessões de crédito livre dos bancos somaram R$ 605,0 bilhões em setembro, um crescimento de 8,1% na comparação com agosto [...]
-
30 - Outubro - 2025
Exportações de máquinas aos EUA caem 13% em setembro, divulga Abimaq
Um dos setores mais afetados pelas tarifas de 50% do governo americano contra produtos brasileiros, a indústria de máquina [...]