Internet | Marketing e inovação
Para isso, a empresa deve conhecer muito bem seu público alvo.
Cada vez mais as empresas buscam lucro rápido e crescimento acelerado. Como a concorrência no varejo é intensa, as empresas também precisam agir sem demora. Um dos caminhos para dar vazão a esse ritmo é a internet, que tem sido trabalhada como um canal diferenciado, capaz de corresponder a tamanha expectativa.
O desenvolvimento tecnológico tem permitido à internet se tornar um fenômeno da comunicação, por integrar uma legião de pessoas e ampliar ações interativas. É vista, por isso, como uma ferramenta capaz de impulsionar mudanças no marcado globalizado.
Tendo o marketing como aliado e suas mais diversas ferramentas (telemarketing, mala direta, geomarketing, e-mail marketing e ações em redes sociais), as empresas estudam o comportamento dos consumidores plugados ao universo virtual para orientar suas estratégias de venda e divulgar seus produtos.
O marketing consegue diagnosticar esses clientes: onde eles estão e quais as suas reais necessidades. Com esse mapeamento, de um público que não pode ser visto como algo estático, e sim de altíssima mobilidade, as empresas conseguem se sintonizar aos nichos que pretendem atender e seguir seus movimentos.
Não se pode esquecer que o marketing vai além da venda. Exige interlocução com o consumidor, que está em busca de algo que necessita ou deseja. A consolidação da relação, além do encantamento com um serviço capaz de surpreendê-lo, está no atendimento de pós-venda, que dará a segurança para que o cliente volte a consumir, por não se sentir abandonado à própria sorte caso o produto ou serviço não corresponda à sua expectativa.
Uma das características do nicho de mercado é que os consumidores e os produtos precisam ser diferenciados para não haver contaminação no processo de comunicação, para que o comprador, com suas necessidades e características, não se veja perdido em um universo de sinais que não lhe pertençam.
Dependendo dos estímulos de marketing, cada consumidor reage de uma forma ao se deparar com o produto. Com a particularização é possível concentrar esforços e utilizar ferramentas específicas para atingir e satisfazer as necessidades de cada um desses segmentos, que podem ser identificados pela faixa etária, grupos demográficos, grupos de necessidades etc.
Os incentivos para atrair consumidores são vários. Um deles é quando os produtos estão associados a uma promoção, desconto ou brinde. As associações corretas para cada público, entre produtos, vantagens e benefícios, podem fortalecer muito o desempenho dos negócios.
Consultoria e boas ferramentas de marketing podem ajudar na construção de uma empresa bem sucedida.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: 15/Setembro/2025 – 2ª Feira.
- Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
- Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
- Obrigações do dia: CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
- Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
- Últimas Publicações
- Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física
- Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?
- Reajustes Salariais por Categoria Sindical
- Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas
- Revisão do Primeiro Semestre
Últimas Notícias
-
15 - Setembro - 2025
Dólar recua a R$ 5,35 e fecha no menor valor desde junho de 2024
O dólar exibiu queda firme nesta sexta-feira, 12, e encerrou os negócios no nível mais baixo desde o início de junho de 2024. E [...]
-
15 - Setembro - 2025
Nova Norma: Fintechs Agora Devem Reportar Movimentações à Receita Federal
A Receita Federal publicou uma nova norma no Diário Oficial em 29 de agosto de 2025. A regulamentação obriga fintechs a re [...]
-
15 - Setembro - 2025
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Em um ano marcado por condições climáticas desfavoráveis e queda nos preços internacionais, o valor da produção agrícola no paí [...]
-
15 - Setembro - 2025
Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
A produção de grãos no Brasil bateu, novamente, recorde, atingindo a marca de 350,2 milhões de toneladas na safra 2024-25. [...]
-
12 - Setembro - 2025
Exportação de produtos atingidos por tarifaço cai 22% em agosto
As exportações de produtos afetados pelo tarifaço americano caíram 22,4% em agosto na comparação com o mesmo mês [...]
-
12 - Setembro - 2025
AgroAmigo chega ao Norte e Centro-Oeste com R$ 1 bilhão em crédito para famílias rurais de baixa renda
O Governo Federal lançou oficialmente o AgroAmigo, programa de microcrédito rural para agricultores fa [...]
-
12 - Setembro - 2025
Receita faz nova operação para combater fraudes no setor de combustíveis
A Receita Federal informou nesta quinta-feira (11), que deu início a uma nova fase da Operação Inflamável, volta [...]
-
12 - Setembro - 2025
Faturamento da indústria subiu 5% em 2025, mostra CNI
O faturamento da indústria brasileira aumentou 5,1% nos primeiros sete meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 20 [...]
-
11 - Setembro - 2025
Mercado pecuário mantém estabilidade nas negociações, aponta Cepea
De acordo com levantamentos realizados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o mercado pecuário&n [...]
-
11 - Setembro - 2025
Varejo recua 0,3% em julho e emenda quatro meses de queda
As vendas do comércio varejista recuaram 0,3% em julho em relação ao mês anterior, registrando o quarto resultado negativo cons [...]