Conheça três modalidades de estratégias comerciais
Conheça três modalidades de estratégias comerciais
Defina a que mais se ajusta ao perfil da sua empresa.
Todo negócio que possui como objetivo o lucro deve ter a sua estratégia definida para atingir as metas planejadas. Quem busca essa definição devem conhecer quais são os tipos possíveis de estratégia, principalmente para a micro e pequena empresa. Embora sejam muitos os tipos de estratégias comerciais, cuja adoção determina o comportamento de toda empresa, Michel Porter condensou em três tipos básicos de estratégias: liderança em custos, diferenciação e foco.
· Liderança em custos
A empresa que adota esta estratégia trabalha para conseguir os menores custos de materiais e de mão-de-obra, praticando preços reduzidos, além de obter uma grande participação de mercado, que resulte no lucro pelo alto volume de vendas. No caso da adoção desse modelo, o risco é o surgimento de empresas com custos ainda menores. Outra dificuldade dessa estratégia, principalmente para o pequeno negócio, é de que mesmo ofertando preços reduzidos pode-se não conseguir o volume esperado nas vendas. São muitas as empresas de varejo, geralmente com alto poder de publicidade, que adotam tal estratégia, “brigando” na mídia pelo menor preço. Em resumo: deve-se tomar muito cuidado ao se pensar na sua adoção, pois, sendo usada por impulso, pode comprometer a própria sobrevivência do negócio.
· Estratégia da diferenciação
Neste modelo, a empresa concentra-se em oferecer benefícios importantes aos seus clientes, valorizados por grande parte do mercado e diferentes dos demais concorrentes. Esses benefícios podem ser: atendimento diferenciado, pós-venda especial, assistência técnica, rapidez nas entregas, entre outras ações inovadoras. Um exemplo interessante é o da Kopenhagem que, com uma embalagem sofisticada, transformou o chocolate em uma opção de presente. As empresas que adotam essa estratégia devem cultivar sempre a busca pela inovação, pela diferenciação, sabedoras de que podem rapidamente ser copiadas pelos concorrentes, tornando-se iguais novamente.
· Estratégia do foco
Neste caso, a empresa concentra o seu negócio em um segmento estreito do mercado por conhecer profundamente suas necessidades, criando identificação e fortalecimento com os clientes, resultando em fidelidade, ou seja, vendas constantes. É o caso das lojas de vestuário “tamanho grande”, dos produtos religiosos ou dos produtos direcionados a uma faixa etária específica.
Portanto, seja qual for o seu negócio, é importante pensar na adoção de uma estratégia que represente o que a empresa faz de melhor para obter os lucros sempre tão almejados.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: 07/Julho/2025 – 2ª Feira.
- Obrigações do dia: Salário dos Domésticos.
Últimas Notícias
-
4 - Julho - 2025
Postos não repassam queda no preço da gasolina e ainda aplicam aumentos, aponta AGU
A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou, ontem, a abertura de uma investigação sobre possíveis práticas anticoncorrenciais n [...]
-
4 - Julho - 2025
INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira (3) que 2,1 milhões de aposentados e pensionistas [...]
-
4 - Julho - 2025
Dólar recua para R$ 5,40 e fecha no menor nível em mais de um ano
Após rondar a estabilidade ao longo da tarde, o dólar à vista se firmou em baixa na última hora de negócios, encerran [...]
-
4 - Julho - 2025
Bolsa bate recorde, e dólar cai para menor valor em mais de um ano
Aquinta-feira (3) foi de euforia no mercado financeiro, a bolsa de valores aproximou-se de 141 [...]
-
3 - Julho - 2025
Venda de máquinas e equipamentos cresce 26% em maio, em relação a 2024
A receita líquida total de vendas da indústria de máquinas e equipamentos somou R$ 27,4 bilhões em maio, o que representa aumen [...]
-
3 - Julho - 2025
Banco Central autoriza empresa alvo de ataque hacker a restabelecer operações do Pix
Os serviços da C&M Software foram parcialmente restabelecidos nesta quinta-feira (3), após autorização do Banco Central. A [...]
-
3 - Julho - 2025
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
Desde sua implementação, o Pix consolidou-se como o método preferido de pagamento dos brasileiro [...]
-
3 - Julho - 2025
Produção industrial brasileira diminui em maio, mas acumula alta de 1,8% no ano, diz IBGE
A produção industrial brasileira registrou variação negativa de 0,5% na passagem de abril [...]
-
2 - Julho - 2025
Brasileiros pagaram R$ 2 tri de impostos em 2025, alta interanual de 11,1%, diz ACSP
O impostômetro instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) deve indicar na próxima quinta-feira, 3, que os co [...]
-
2 - Julho - 2025
Novas regras para feriados em comércio e serviços começam a valer
Com a mudança, o trabalho nesses dias só será permitido mediante autorização expressa em convenção coletiva de trabalho. Isso s [...]