CRM I Ferramenta para se aproximar do cliente
Customer Relationship Management (CRM) ou Gerenciamento do Relacionamento é a junção do marketing de relacionamento e da Tecnologia da Informação (TI) para desenvolver meios eficazes e produtivos de reconhecer, atender e cuidar de clientes.
Esse trabalho é feito a partir de análises das informações geradas pelo sistema. A necessidade de se obter estas informações em tempo real tem feito com que o CRM seja uma ferramenta importantíssima às empresas que desejam consolidar e aprimorar seus conceitos de atendimento.
O CRM exige, portanto, que as equipes de todos os departamentos de uma mesma empresa sejam treinadas para fazer o uso adequado das informações, que deverão ser filtradas e analisadas periodicamente para compor a base de dados que orientarão as decisões.
O processo de gerar as informações precisa ser muito bem definido, para que reflitam de fato o nível de satisfação e principalmente os desejos e expectativas dos clientes em relação à empresa. A lógica é simples: quando um cliente é bem atendido, tende a ser fiel.
Todos os contatos dos clientes com a empresa – seja para fazer um novo pedido, agradecer, criticar ou apresentar sugestões – precisam ser devidamente anotados. O diálogo fica registrado no histórico para avaliações posteriores e ajustes. Para as empresas que se interessam em aplicar o CRM, é de grande importância saber quais as características deste modelo de aplicação de marketing de relacionamento:
· Buscar a integração do cliente no processo de planejamento dos produtos e serviços, para garantir a satisfação dos desejos e necessidades.
· Desenvolvimento da empresa referente aos nichos de mercado, canais de distribuição e identificação de segmentos, ampliando a mobilidade e a conquista de novos consumidores.
· Desenvolvimento de plataformas de intercâmbio com a clientela para o aperfeiçoamento tecnológico.
· Monitoramento constante da concorrência, a fim de prever as mudanças do cenário mercadológico, e acompanhar os prováveis movimentos dos agentes relacionados.
· Desenvolvimento de um sistema de análise mercadológica, buscando sempre obter um retorno de informações para que se possam tomar as decisões em tempo hábil.
Não há dúvidas de que o CRM é uma boa ferramenta para a manutenção de clientes, desde que utilizado corretamente. Mas para isso as empresas precisam se modernizar e ampliar sua visão de atendimento.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: 09/Maio/2025 – 6ª Feira.
- Obrigações do dia: Previdência Social (INSS) | GPS - Envio ao sindicato.
- Obrigações do dia: Comprovante de Juros sobre o Capital Próprio-Pessoa Jurídica.
- Obrigações do dia: IPI | Imposto sobre Produtos Industrializados.
- Últimas Publicações
- Negócios de Microfranquias ou de Baixo Investimento
- Falta de Energia Elétrica e o Impacto às Empresas
- ESG | A gestão de resíduos no contexto de ESG
- ESG | A Multifacetada Responsabilidade do Produto no Ordenamento Jurídico Brasileiro
- ESG Pilar Social | Saúde e Bem Estar dos Empregados
Últimas Notícias
-
9 - Maio - 2025
Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%
A inflação oficial fechou abril em 0,43%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos e de produ [...]
-
9 - Maio - 2025
Copom eleva Selic para 14,75% ao ano, maior nível desde 2006
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, elevar a taxa bási [...]
-
9 - Maio - 2025
Custo da cesta básica sobe em 15 de 17 capitais em abril, aponta Dieese
O custo dos alimentos essenciais aumentou em 15 de 17 capitais brasileiras em abril de 2025, segundo o Departamento Intersindic [...]
-
9 - Maio - 2025
Ibovespa dispara mais de 2% com acordo comercial no radar; dólar cai
O Ibovespa subiu mais de 2%, após renovar máxima histórica intradia na tarde desta quinta-feira (8), em mo [...]
-
8 - Maio - 2025
Balança comercial tem superávit de US$ 8,15 bilhões em abril
A queda no preço de diversas commodities (bens primários com cotação internacional) fez o super&aac [...]
-
8 - Maio - 2025
Ressarcimento de descontos do INSS começa na próxima quarta
Sob pressão, o governo federal apresentou nesta quinta-feira (8/5) o plano de ressarcimento para os aposentados e pensio [...]
-
8 - Maio - 2025
BC eleva Selic a 14,75%, maior patamar em quase 20 anos
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a Selic em 0,5 [...]
-
8 - Maio - 2025
Conferência discute estratégias para combater a desinformação
A segunda edição da Conferência Livre: Ciência pela Integridade da Informação ocorreu e [...]
-
7 - Maio - 2025
Preço do etanol cai em 13 Estados e no DF, sobe em 5 e fica estável em 8, afirma ANP
Os preços médios do etanol hidratado caíram em 13 Estados e no Distrito Federal, subiram em 5 e ficaram es [...]
-
7 - Maio - 2025
Produção industrial cresce 1,2% em março, aponta IBGE
A produção industrial brasileira cresceu 1,2% na passagem de fevereiro para março. O resultado veio ap&oac [...]