Trabalho em equipe com pensamento estratégico
A montagem de equipes bem sucedidas exige lideranças participativas, movidas por muito esforço, dedicação e sensibilidade. Uma equipe de fato é aquela que saiu da fase de apenas buscar resultados financeiros e alcançou o espírito da corporação, embasado em uma preocupação real com o bem-estar das pessoas, dentro e fora dela.
Uma gestão empresarial consistente demanda pessoal versátil, não-uniformes, estilo: Comando, unidos! Ou seja, precisa ser composta por membros polivalentes, ávidos por desafios, com senso crítico aguçado e capacidade de divergir e até de competir entre si, dentro de um processo civilizado e coerente. Tudo, porém, para ampliar os horizontes da corporação.
Saber conviver em um ambiente de insegurança é fundamental. Por isso, a polêmica e a dúvida estarão sempre presentes nas discussões da equipe e não prejudicam a produtividade, se orientadas pelo bom senso, sob o comando de um gestor que entende do traçado e seguindo a máxima do grande jornalista Nelson Rodrigues, de que a unanimidade é burra.
Critérios de seleção
Pode acontecer de o perfil do profissional contratado não estar alinhado com o que se pretende alcançar, mesmo ele tendo boa formação técnica. Nesse caso, o ajuste exige punho firme, habilidade para decidir e visão de futuro dos gestores, que não podem perder tempo. Erro na contratação são despesa e dor de cabeça garantidas. Quanto mais esperar para trocar, maior o desgaste, e o clima organizacional só perde com isso.
Entra aqui a velha questão dos valores, sem os quais os candidatos, sejam experientes ou não, devem ser descartados automaticamente: desejo inato de servir, gosto por empreender, ética sólida e integridade, capacidade de deixar os outros à vontade, disposição para ouvir e ser comunicativo. O treinamento, se necessário, deve estar ligado à técnica e ao conhecimento do ofício, jamais a valores morais, que devem vir da formação básica, da família.
Tomar decisões sobre pessoas é muito difícil, mas fundamental para a estratégia corporativa. Por isso, os critérios precisam ser claros e incontestáveis, na tentativa de evitar deslizes de percurso com o desgaste de material humano. Deslizes, por sinal, que podem comprometer inclusive o próprio candidato, se ele se deixou iludir por uma proposta de trabalho que não condiz com sua realidade e com o que esperava.
É sabido, por exemplo, que profissionais experientes têm mais prática nas entrevistas e são convincentes na argumentação, com capacidade de mascarar seus pontos fracos. Não se deve esquecer, no entanto, que é bem difícil encontrar profissionais experientes, uma vez que tendem a permanecer no emprego, por se sentirem bem sucedidos. O fato é que profissionais experientes estão em falta no mercado e para atraí-los são fundamentais propostas diferenciadas.
O gestor precisa estar constantemente atento para dimensionar o grau de envolvimento de seu pessoal. Mesmo o colaborador antigo pode estar descontente e influenciando o desempenho dos demais. Esta realidade é muito comum e os líderes devem saber avaliar com exatidão se o problema está de fato com o colaborador ou com a própria organização, antes de tomar as medidas cabíveis.
Equipe unida continua unida enquanto as vantagens coletivas estiverem no horizonte e forem palpáveis. Alimentar o crescimento humano e administrar a expectativa real de vantagens competitivas é um desafio constante ao gestor.
A “alquimia” de uma equipe vencedora:
· Objetivos comuns, assumidos individualmente.
· Papéis diferenciados, cada um fazendo sua parte e contribuindo para o coletivo.
· Espaço autônomo, dando vazão à liberdade de ideias.
· Franqueza construtiva na articulação de críticas, pois os conflitos e problemas devem ser expostos e discutidos.
· Receptividade objetiva na hora de escutar as críticas.
· Integração com os outros times na busca de conhecimento e apoio.
O que mina os resultados esperados:
· Falta de confiança: as pessoas precisam se sentir à vontade, dispostas a mostrar sua vulnerabilidade e ter certeza de que seus pontos fracos jamais serão usados contra elas; o líder deve dar o pontapé inicial, mostrando a própria vulnerabilidade.
· Falta de conflito: as reuniões se tornam mornas e entediantes. O líder deve abrir espaço para que os membros da equipe aprendam a lidar com conflitos e apenas interferir quando “não tem solução”.
· Falta de comprometimento: debates mascarados dificultam o comprometimento assertivo, porque ninguém se envolve com a decisão.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: COFINS/CSLL/PIS-Pasep | Retenção na Fonte.
- Obrigações do dia: COFINS/PIS-Pasep | Entidades financeiras.
- Obrigações do dia: FGTS | Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
- Obrigações do dia: Informe de Rendimentos Financeiros - PJ.
- Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
- Últimas Publicações
- Lei nº 15.377/2026 | Promoção da saúde preventiva do trabalhador.
- Minha empresa precisa de um contador?
- Estratégias de Crédito para o Empresário Brasileiro
- DIRPF | Programa Gerador de Declaração da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas
- IRPF 2026 | Como Baixar e Acessar o Programa
Últimas Notícias
-
20 - Abril - 2026
Focus: mercado passa a projetar inflação de 4,8% em 2026 e corte menor na Selic
O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (20), pelo Banco Central (BC), mostra que o merca [...]
-
20 - Abril - 2026
Em busca de liberdade financeira, mais jovens escolhem empreender
O empreendedorismo entre jovens brasileiros deixou de ser um movimento periférico para se consolidar como parte relevante da di [...]
-
20 - Abril - 2026
Como reabertura do Estreito de Ormuz e queda no valor do petróleo podem afetar o Brasil
Os preços do petróleo despencaram em todo o mundo nesta sexta-feira (17/04) após o Irã anunciar a reabertur [...]
-
20 - Abril - 2026
Receita Federal abre consulta pública sobre alteração da IN RFB nº 2.228/2024, que regulamenta o "Adicional da CSLL"
Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil disponibilizou, a partir de hoje (17/04/2026), as alterações da Instrução [...]
-
17 - Abril - 2026
Nova regra agiliza prorrogação de prazos de parcelamentos do Simples Nacional em situações de calamidade pública
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou no Diário Oficial da União a Resolução CGSN nº 187 com o objetivo [...]
-
17 - Abril - 2026
Receita Federal realiza sexta live do IRPF com o tema "Isenção por Moléstia Grave"
Receita Federal realizará, no dia 22 de abril, às 15h, uma live para apresentar o tema "Isenção por Moléstia Grave", em relação [...]
-
17 - Abril - 2026
Governo define setores que podem acessar crédito de R$ 15 bilhões
O governo federal anunciou nesta quinta-feira (16) os setores econômicos que terão prioridade no acesso ao crédito de R [...]
-
17 - Abril - 2026
Governo define critérios de crédito do Brasil Soberano para exportadoras
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nesta quinta-feira (16/4), os critérios de acesso às linhas de [...]
-
16 - Abril - 2026
Motta trava projeto de Lula contra escala 6×1 e prioriza PEC na Câmara
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou que o projeto de lei enviado pelo governo para alterar a jornada [...]
-
16 - Abril - 2026
Salário mínimo será de R$ 1.717 em 2027, segundo LDO
A equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei de Diretr [...]