Tabela Progressiva | 2009
Tabela do imposto de renda pessoa física 2009
A MP 340/06, convertida na Lei 11482/07, editou as tabelas progressivas mensais, correspondentes aos anos-calendário de 2007 a 2010. A MP 451/08, através de seu Artigo 15, alterou os Incisos III e IV, do Artigo 1º, da Lei 11482/07, editando a nova tabela do imposto de renda pessoa física para os anos de 2009 e 2010.
Segue abaixo, a tabela do imposto de renda incidente sobre os rendimentos de pessoa física para o ano de 2009, conforme Incisos III, do Artigo 1º, da Lei 11482/07, atualizada pelo Artigo 15, da MP 451/08:
|
Cálculo em R$ |
Alíquota % |
Parcela a Deduzir do Imposto em R$ |
|
Até 1.434,59 |
- |
- |
|
De 1.434,60 até 2.150,00 |
7,5 |
107,59 |
|
De 2.150,01 a 2.866,70 |
15 |
268,84 |
|
De 2.866,71 até 3.582,00 |
22,5 |
483,84 |
|
Acima de 3.582,00 |
27,5 |
662,94 |
Ficam isentos do imposto de renda os rendimentos provenientes de aposentadoria e pensão, transferência para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por qualquer pessoa jurídica de direito público interno, ou por entidade de previdência privada, a partir do mês em que o contribuinte completar sessenta e cinco anos de idade, sem prejuízo da parcela isenta prevista na tabela de incidência mensal do imposto, até o valor de R$ 1.434,59, por mês, para o ano-calendário de 2009.
Na determinação da base de calculo sujeita à incidência mensal do imposto de renda poderão ser deduzidas a quantia:
a) por dependente, de R$ 144,20, para o ano-calendário de 2009
b) correspondente à parcela isenta dos rendimentos provenientes de aposentadoria e pensão, transferência para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por qualquer pessoa jurídica de direito público interno, ou por entidade de previdência privada, a partir do mês em que o contribuinte completar sessenta e cinco anos de idade, de R$ 1.434,59, por mês, para o ano-calendário de 2009.
A base de cálculo do imposto devido no ano-calendário será a diferença entre as somas das deduções relativas:
a) a pagamentos de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes, efetuados a estabelecimentos de ensino, relativamente à educação infantil, compreendendo as creches e as pré-escolas, ao ensino fundamental; ao ensino médio, à educação superior, compreendendo os cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização) e à educação profissional, compreendendo o ensino técnico e o tecnológico, até o limite anual individual de R$ 2.708,94, para o ano-calendário de 2009;
b) à quantia, por dependente, de R$ 1.730,40, para o ano-calendário de 2009.
O contribuinte poderá optar por desconto simplificado, que substituirá todas as deduções admitidas na legislação, correspondente à dedução de vinte por cento do valor dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual, independentemente do montante desses rendimentos, dispensada a comprovação da despesa e a indicação de sua espécie, limitada a R$ 12.743,63, para o ano-calendário de 2009.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: 10/Novembro/2026 – 3ª Feira.
- Obrigações do dia: Previdência Social (INSS) | GPS - Envio ao sindicato.
- Obrigações do dia: Comprovante de Juros sobre o Capital Próprio-Pessoa Jurídica.
- Obrigações do dia: IPI | Imposto sobre Produtos Industrializados.
Últimas Notícias
-
9 - Novembro - 2026
CFC abre audiência pública para revisão de quatro normas de auditoria
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) abriu audiência pública para receber contribuições sobre a revisão de quatro [...]
-
9 - Novembro - 2026
Reforma Tributária: Ibracon abre pesquisa para avaliar desafios da Auditoria Independente
Os profissionais da Contabilidade podem colaborar na identificação dos principais impactos, desafios e necessidades per [...]
-
9 - Novembro - 2026
DCTFWeb e EFD-Reinf: mudanças nas obrigações no próximo ano
O ano de 2027 promete exigir atenção redobrada dos contadores e departamentos fiscais. Além da entrada da Contribuição sobre Be [...]
-
9 - Novembro - 2026
Nota fiscal nacional: nova regra já vale e empresas podem ter notas rejeitadas
Imagine a seguinte situação: você termina um serviço, encaminha a nota fiscal para o cliente e fica esperando o pagamento. Só q [...]
-
6 - Novembro - 2026
Receita Federal concorre ao Prêmio de Inovação da Enap 2026. Vote e apoie nossas iniciativas!
A votação da Escolha do Público do 30º Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Enap, já está aberta.Esta [...]
-
6 - Novembro - 2026
CRC/MG realiza seminário sobre Reforma Tributária e perspectivas econômicas para 2027
O cenário econômico de 2027, os rumos da política econômica e os impactos da Reforma Tributária trazem novas perspectivas e des [...]
-
6 - Novembro - 2026
EFD ICMS/IPI: Receita libera nova versão do programa. Veja o que muda
A Receita Federal disponibilizou a versão 6.2.0 do Programa Validador e Assinador (PVA) da Escrituração Fiscal Digital (EFD) IC [...]
-
6 - Novembro - 2026
Reforma tributária 2026: entenda o que muda nos impostos e no seu bolso
A reforma tributária 2026 já começou a mudar a forma como os impostos são cobrados no Brasil. Embora a maior parte das alteraçõ [...]
-
5 - Novembro - 2026
Fim da escala 6×1? Decreto previsto para segunda definirá novas regras
O fim da escala 6×1 está prestes a ganhar novas regras para orientar empresas e trabalhadores. O governo federal prevê publicar [...]
-
5 - Novembro - 2026
13º salário: 1ª parcela vence neste dia 30. Veja quem pode e quanto
O calendário do 13º salário de 2026 já exige atenção dos empregadores e dos profissionais de Departamento Pessoal. A primeira p [...]