Transparência para alinhar o público interno ao externo
A comunicação interna é fundamental para definir o discurso de uma organização.
Este ano a Caterpillar Brasil ficou em primeiro lugar nos dois principais rankings das melhores empresas do país para se trabalhar: Great Place to Work Institute, publicado pela revista Época, e Guia Você S.A., da Exame.
Entusiasmado com os resultados obtidos durante o período doloroso da crise financeira, em que a empresa tomou medidas duras para contornar a situação, Luiz Carlos Calil, presidente da CAT, disse que seus colaboradores se sentem “orgulhosos” de pertencer a uma equipe vencedora.
A notícia do resultado correu com rapidez pelos corredores da empresa e, logo após, toda equipe estava em festa e se cumprimentava com visível felicidade. O segredo do sucesso, de acordo com Calil, foi o diálogo e a transparência. “A maneira como tratamos nossos colaboradores durante a crise contou muito”, disse.
Para André Trez, pós-graduado em marketing, e o jornalista Bruno Espinoza, em artigo ao Portal da Administração, a comunicação interna de uma empresa é fundamental para definir o discurso de uma organização e agregar valor a sua marca. “A qualidade da comunicação que uma empresa presta ao mercado e à imprensa é, muitas vezes, consequência da eficiência da comunicação exercida nos seus corredores e pelas equipes”.
No entender da dupla, para que a comunicação externa tenha eficácia é necessário que o público interno compreenda bem as principais mensagens da empresa e suas estratégias de posicionamento. “Com a comunicação interna, a própria equipe refletirá exatamente a mensagem que a empresa quer passar ao mercado”.
Essa comunicação é também um papel do líder. “Todo bom e moderno gestor tem papel preponderante como o ‘primeiro comunicador’ entre a sua equipe e a organização. O crescimento da comunicação interna – estes eficientes gestores já sabem – é resultado de uma mudança comportamental no mundo dos negócios”, explicam.
A integração dos colaboradores só é possível quando eles próprios têm a sensação de que são importantes na estratégia da empresa. “A experiência nos dá claros testemunhos de que colaboradores envolvidos com a realidade organizacional trabalham em grande sintonia com os valores da empresa e com as expectativas que se cultivam todos os dias”, destacam os articulistas.
Para eles, conhecimento recíproco é a alma da comunicação interna. “Quando um colaborador tem clareza do seu papel na organização e reconhece o seu posicionamento no todo empresarial, fica mais fácil obter coerência entre as suas expectativas e potencialidades com os objetivos, as metas e os desafios da organização. Mas deixam claro que de nada adianta medir resultados se a comunicação não estiver em sintonia com o que foi planejado.
Em síntese, Trez e Espinoza garantem que as empresas obtêm sucesso se nenhum de seus gestores tiver receio de abrir os canais internos por onde trafegam com saúde e vigor os valores e a visão estratégica das corporações.
A aplicação correta desses critérios comprova a força da marca Caterpillar, usada como exemplo, cujas posições nos melhores rankings foram comemoradas com entusiasmos por Calil e pelos seus 4.200 colaboradores. Pois se trata de um exemplo significativo de alinhamento na comunicação entre público interno e externo.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: 14/Julho/2025 – 2ª Feira.
- Obrigações do dia: EFD-Contribuições.
Últimas Notícias
-
14 - Julho - 2025
Descoberto pelo TCU: Mais de 1 Milhão de Benefícios INSS Irregulares
O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou uma grave irregularidade no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): mais de [...]
-
14 - Julho - 2025
Diferença entre AGO e AGE: Entenda os tipos de assembleia condominial
AGO x AGE: Existe diferença entre as assembleias?<span style="font-size: 16px [...]
-
14 - Julho - 2025
Ibovespa tem alta de 25,8% em dólar no acumulado de 2025
O Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), registrou alta de 25,8% em dólar de 1º [...]
-
14 - Julho - 2025
Governo do Brasil investe R$ 3,7 bilhões com Novo Acordo do Rio Doce
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (11.07), em Linhares (ES), da cerimônia que marca o início [...]
-
11 - Julho - 2025
Fazenda projeta PIB de 2,5% em 2025 e reduz estimativa de inflação
O Ministério da Fazenda elevou as expectativas de crescimento econômico para 2025. De acordo com o Boletim Macrofiscal divulgad [...]
-
11 - Julho - 2025
Como eliminar a inadimplência condominial em 15 passos
Os 15 passos vitais para eliminar a inadimplência em seu condomínio<span styl [...]
-
11 - Julho - 2025
Receita Federal lança novas funcionalidades no App MEI para facilitar a vida do microempreendedor
A Receita Federal disponibilizou uma nova versão do App MEI, com funcionalidades que prometem tornar a rotina do microempreende [...]
-
11 - Julho - 2025
Conab estima safra de 339,6 milhões de toneladas de grãos no Brasil
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estimou, nesta 5ª feira (10.jul.2025), que a produção brasileira de grãos para a [...]
-
10 - Julho - 2025
Varejo brasileiro registra queda de 4,2% em junho, diz Stone
(Índice do Varejo Stone) registrou uma queda de 4,2% nas vendas do comércio brasileiro em junho de 2025. Na comparação com junh [...]
-
10 - Julho - 2025
Recorde à vista: Itaú projeta Ibovespa a 155 mil pontos no fim de 2025
O Ibovespa, principal indicador do desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3), deve alcançar os 15 [...]