Transparência para alinhar o público interno ao externo
A comunicação interna é fundamental para definir o discurso de uma organização.
Este ano a Caterpillar Brasil ficou em primeiro lugar nos dois principais rankings das melhores empresas do país para se trabalhar: Great Place to Work Institute, publicado pela revista Época, e Guia Você S.A., da Exame.
Entusiasmado com os resultados obtidos durante o período doloroso da crise financeira, em que a empresa tomou medidas duras para contornar a situação, Luiz Carlos Calil, presidente da CAT, disse que seus colaboradores se sentem “orgulhosos” de pertencer a uma equipe vencedora.
A notícia do resultado correu com rapidez pelos corredores da empresa e, logo após, toda equipe estava em festa e se cumprimentava com visível felicidade. O segredo do sucesso, de acordo com Calil, foi o diálogo e a transparência. “A maneira como tratamos nossos colaboradores durante a crise contou muito”, disse.
Para André Trez, pós-graduado em marketing, e o jornalista Bruno Espinoza, em artigo ao Portal da Administração, a comunicação interna de uma empresa é fundamental para definir o discurso de uma organização e agregar valor a sua marca. “A qualidade da comunicação que uma empresa presta ao mercado e à imprensa é, muitas vezes, consequência da eficiência da comunicação exercida nos seus corredores e pelas equipes”.
No entender da dupla, para que a comunicação externa tenha eficácia é necessário que o público interno compreenda bem as principais mensagens da empresa e suas estratégias de posicionamento. “Com a comunicação interna, a própria equipe refletirá exatamente a mensagem que a empresa quer passar ao mercado”.
Essa comunicação é também um papel do líder. “Todo bom e moderno gestor tem papel preponderante como o ‘primeiro comunicador’ entre a sua equipe e a organização. O crescimento da comunicação interna – estes eficientes gestores já sabem – é resultado de uma mudança comportamental no mundo dos negócios”, explicam.
A integração dos colaboradores só é possível quando eles próprios têm a sensação de que são importantes na estratégia da empresa. “A experiência nos dá claros testemunhos de que colaboradores envolvidos com a realidade organizacional trabalham em grande sintonia com os valores da empresa e com as expectativas que se cultivam todos os dias”, destacam os articulistas.
Para eles, conhecimento recíproco é a alma da comunicação interna. “Quando um colaborador tem clareza do seu papel na organização e reconhece o seu posicionamento no todo empresarial, fica mais fácil obter coerência entre as suas expectativas e potencialidades com os objetivos, as metas e os desafios da organização. Mas deixam claro que de nada adianta medir resultados se a comunicação não estiver em sintonia com o que foi planejado.
Em síntese, Trez e Espinoza garantem que as empresas obtêm sucesso se nenhum de seus gestores tiver receio de abrir os canais internos por onde trafegam com saúde e vigor os valores e a visão estratégica das corporações.
A aplicação correta desses critérios comprova a força da marca Caterpillar, usada como exemplo, cujas posições nos melhores rankings foram comemoradas com entusiasmos por Calil e pelos seus 4.200 colaboradores. Pois se trata de um exemplo significativo de alinhamento na comunicação entre público interno e externo.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: 09/Maio/2025 – 6ª Feira.
- Obrigações do dia: Previdência Social (INSS) | GPS - Envio ao sindicato.
- Obrigações do dia: Comprovante de Juros sobre o Capital Próprio-Pessoa Jurídica.
- Obrigações do dia: IPI | Imposto sobre Produtos Industrializados.
- Últimas Publicações
- Negócios de Microfranquias ou de Baixo Investimento
- Falta de Energia Elétrica e o Impacto às Empresas
- ESG | A gestão de resíduos no contexto de ESG
- ESG | A Multifacetada Responsabilidade do Produto no Ordenamento Jurídico Brasileiro
- ESG Pilar Social | Saúde e Bem Estar dos Empregados
Últimas Notícias
-
9 - Maio - 2025
Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%
A inflação oficial fechou abril em 0,43%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos e de produ [...]
-
9 - Maio - 2025
Copom eleva Selic para 14,75% ao ano, maior nível desde 2006
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, elevar a taxa bási [...]
-
9 - Maio - 2025
Custo da cesta básica sobe em 15 de 17 capitais em abril, aponta Dieese
O custo dos alimentos essenciais aumentou em 15 de 17 capitais brasileiras em abril de 2025, segundo o Departamento Intersindic [...]
-
9 - Maio - 2025
Ibovespa dispara mais de 2% com acordo comercial no radar; dólar cai
O Ibovespa subiu mais de 2%, após renovar máxima histórica intradia na tarde desta quinta-feira (8), em mo [...]
-
8 - Maio - 2025
Balança comercial tem superávit de US$ 8,15 bilhões em abril
A queda no preço de diversas commodities (bens primários com cotação internacional) fez o super&aac [...]
-
8 - Maio - 2025
Ressarcimento de descontos do INSS começa na próxima quarta
Sob pressão, o governo federal apresentou nesta quinta-feira (8/5) o plano de ressarcimento para os aposentados e pensio [...]
-
8 - Maio - 2025
BC eleva Selic a 14,75%, maior patamar em quase 20 anos
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a Selic em 0,5 [...]
-
8 - Maio - 2025
Conferência discute estratégias para combater a desinformação
A segunda edição da Conferência Livre: Ciência pela Integridade da Informação ocorreu e [...]
-
7 - Maio - 2025
Preço do etanol cai em 13 Estados e no DF, sobe em 5 e fica estável em 8, afirma ANP
Os preços médios do etanol hidratado caíram em 13 Estados e no Distrito Federal, subiram em 5 e ficaram es [...]
-
7 - Maio - 2025
Produção industrial cresce 1,2% em março, aponta IBGE
A produção industrial brasileira cresceu 1,2% na passagem de fevereiro para março. O resultado veio ap&oac [...]