Valores intangíveis | Sua empresa precisa descobri-los
O contato próximo ao cliente é fundamental na descoberta dos valores e o processo de agregar valor é responsável pela diferenciação nos negócios. O que você considera mais valioso na sua empresa? A resposta pode ser tanto bens materiais - com alto valor monetário - quanto, principalmente, o que ela possui de intangível (aquilo que não pode ser tocado). Este último, certamente, é o que trará diferencial para a sua organização. Mas, afinal, o que são aspectos ou valores intangíveis?
Para o especialista em marketing, Marcos Cobra, há oito tipos de valores destinados aos clientes, considerados elementos intangíveis: eficiência, excelência, status, estima, entretenimento, estética, ética e espiritualidade. Há estudos que sinalizam ativos intangíveis, segundo Cobra, como a maior fonte de valor das empresas no Século 21. A marca, por exemplo, é um deles.
Foi o que ocorreu com o grupo alemão Schaeffler Brasil Ltda, que comporta hoje as marcas INA, LuK e FAG. Para o diretor de qualidade da empresa, Flavio Nascimento Mateus, a corporação utiliza uma estratégia de marketing, onde as marcas originais foram preservadas. “As empresas, quando incorporadas no processo de fusão, tiveram as marcas mantidas, pois todas possuíam largo reconhecimento no setor automotivo”, diz.
A marca possui os oito aspectos intangíveis, descritos por Cobra. A sua eficiência é medida com a intensidade de valor assimilada ao cliente; a excelência segue uma escala classificatória, que varia de excelente a ruim; o status chega ao cliente ao desfrutar uma sensação de diferenciação pela aquisição; a estima é demonstrada por reações sentimentais positivas, como amizade e respeito; o entretenimento traz prazer ao cliente; a estética é representada por significados subjetivos; a ética é fundamental e a espiritualidade, quando, muitas vezes, a aquisição de um serviço representa um forte sentido espiritual ao cliente, devido à sua crença.
Outra empresa, mas de pequeno porte, também conquistou a freguesia ao licenciar a marca A Casa do Pão de Queijo em seu estabelecimento, conhecido como Casa do Salgot. Para a proprietária Lídice Salgot, a empresa foi escolhida, principalmente, pela qualidade dos produtos que oferece. “A marca é muito forte e sempre soubemos que ela agregaria valor à empresa”, diz.
O status, eficiência e estética são aspectos intangíveis que fizeram peso para a decisão da marca por Lídice e seu irmão Francisco Sergio Salgot. Os dois montaram a empresa há sete meses e afirmam que a escolha foi diferencial para a cafeteria. Os dois casos mostram que o significado de valor não pode ser padronizado, uma vez que a decisão de escolha ocorre em cada empresa, de acordo com as suas necessidades. Em relação ao cliente, quanto maior for a satisfação, maior será o grau de valor oferecido.
Assim, o contato próximo ao cliente também é fundamental na descoberta dos valores e o processo de agregar valor é responsável pela diferenciação nos negócios. Isto exige constância e envolvimento integrado e participativo por parte dos departamentos da empresa, colocando-se na condição de prestadora de serviços.
Saiba como
Para fazer o mesmo na sua empresa é preciso identificar os aspectos intangíveis dela, ou seja, os que são fundamentais para o sucesso com os clientes. Eles vão agregar valor não apenas no momento presente, mas ao longo do tempo, obtendo o devido reconhecimento por parte dos clientes. Avalie e dê maior atenção aos aspectos intangíveis que sua empresa possui.
O tão sonhado caminho para a diferenciação passa por eles. Compreenda que o intangível é a base real para a criação e oferta de valor. Ele se posiciona como um movimento claro do processo de transição de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento. Assim, antes de ofertar valor ao cliente é preciso descobrir qual a compreensão que a empresa possui sobre ele e ressaltar os aspectos intangíveis.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: IOF | Imposto sobre Operações Financeiras.
- Obrigações do dia: IRRF | Imposto de Renda Retido na Fonte.
- Obrigações do dia: CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico.
- Obrigações do dia: COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças.
- Obrigações do dia: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
- Últimas Publicações
- Reforma Tributária de 2025 | Entenda o Impacto no Imposto de Renda da Pessoa Física
- Como Ficará o Recolhimento de Impostos com a Reforma Tributária a Partir de 2026?
- Reajustes Salariais por Categoria Sindical
- Setembro Amarelo | Um Sinal de Alerta para Pequenas Empresas
- Revisão do Primeiro Semestre
Últimas Notícias
-
16 - Setembro - 2025
União pagou quase R$ 7 bi em dívidas para estados e municípios até agosto
As dívidas garantidas de estados e municípios pagas pela União somaram R$ 6,99 bilhões em 2025, considerando o período de janei [...]
-
16 - Setembro - 2025
IBC-Br recua 0,50% em julho e pressiona expectativas na véspera do Copom
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou retração de 0,50% em [...]
-
16 - Setembro - 2025
Prévia do PIB cai pelo 3º mês seguido e recua 0,5% em julho, diz BC
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, regis [...]
-
16 - Setembro - 2025
Governo quer estimular shoppings, hotéis e outros empreendimentos comerciais em aeroportos
O Ministério dos Portos e Aeroportos vai lançar na próxima segunda-feira (15) um programa que visa estimular a geração de recei [...]
-
15 - Setembro - 2025
Dólar recua a R$ 5,35 e fecha no menor valor desde junho de 2024
O dólar exibiu queda firme nesta sexta-feira, 12, e encerrou os negócios no nível mais baixo desde o início de junho de 2024. E [...]
-
15 - Setembro - 2025
Nova Norma: Fintechs Agora Devem Reportar Movimentações à Receita Federal
A Receita Federal publicou uma nova norma no Diário Oficial em 29 de agosto de 2025. A regulamentação obriga fintechs a re [...]
-
15 - Setembro - 2025
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Em um ano marcado por condições climáticas desfavoráveis e queda nos preços internacionais, o valor da produção agrícola no paí [...]
-
15 - Setembro - 2025
Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
A produção de grãos no Brasil bateu, novamente, recorde, atingindo a marca de 350,2 milhões de toneladas na safra 2024-25. [...]
-
12 - Setembro - 2025
Exportação de produtos atingidos por tarifaço cai 22% em agosto
As exportações de produtos afetados pelo tarifaço americano caíram 22,4% em agosto na comparação com o mesmo mês [...]
-
12 - Setembro - 2025
AgroAmigo chega ao Norte e Centro-Oeste com R$ 1 bilhão em crédito para famílias rurais de baixa renda
O Governo Federal lançou oficialmente o AgroAmigo, programa de microcrédito rural para agricultores fa [...]