Marketing interno | A força de sua empresa
Os funcionários são os verdadeiros colaboradores do sucesso da empresa. O maior ativo de uma empresa e a principal diferenciação dos concorrentes é a qualidade do grupo de funcionários que ela possui. A imagem da empresa é o conjunto do que eles representam e fazem no dia-a-dia.
Funcionários comprometidos com o trabalho, com os resultados, com os clientes, proporcionam a imagem de uma empresa comprometida com seu negócio, com os resultados e com os clientes.
Tudo é uma conseqüência compartilhada, pois o cliente só terá condições de ser bem atendido se houver um tratamento recíproco por parte da empresa. É preciso compreender que cliente satisfeito é reflexo de funcionário satisfeito.
O que a empresa oferece aos funcionários acaba recebendo de retorno deles.
É função da empresa fazer todos entenderem o papel e a responsabilidade de suas atividades. Desde a pessoa responsável pela limpeza, passando pela recepcionista, até chegar ao presidente ou proprietário da empresa, todos têm um importante papel a desempenhar.
Parte desta concepção é o que pode ser chamado de marketing interno, uma ferramenta capaz de promover grandes resultados em qualquer empresa.
Abaixo são apresentadas ações que podem servir como base inicial para um plano de marketing interno para qualquer empresa, independente de seu porte.
Crie canais para ouvir os funcionários
Institua um programa para ouvir os funcionários, do tipo 'fale com o diretor'. Crie um canal para que o funcionário demitido expresse sua opinião, declarando situações desconhecidas ou 'ocultas'. Coloque caixas de sugestões em diversos locais da empresa.
Desenvolva campanhas internas
Tudo o que for desenvolvido na empresa deve ser muito bem comunicado. Pode-se criar campanhas internas, com temas motivacionais, com faixas, cartazes e banners dentro da empresa.
A adoção de um jornalzinho interno é uma boa opção. Mais simples que isto pode ser a confecção de um jornal de parede, com notícias semanais; ou então de um mural de avisos. Não esqueça as datas de aniversário e, principalmente, a data de aniversário de 'vida' do funcionário na empresa.
Promova a integração dos funcionários novos
Ao contratar um funcionário, promova a integração dele junto à empresa e aos novos colegas de trabalho. A exibição de vídeos institucionais contando a história de empresa, sua missão, valores e visão de futuro é uma boa prática.
Realize eventos e incentive a participação de todos
Qualquer tipo de evento é uma valiosa oportunidade integradora. No entanto, a presença de todos é de fundamental importância, mesmo que eles ocorram em horários diferentes do expediente de trabalho.
Uma boa opção é aproveitar datas festivas específicas para tal. Se os familiares dos funcionários puderem participar destas atividades, melhor ainda.
Reconheça o esforço sempre
Estabeleça prêmios como reconhecimento ao esforço dos funcionários que atingiram metas estabelecidas ou promoveram melhorias contínuas na empresa.
Quando todos os funcionários compreenderem que seu trabalho é que faz a diferença, haverá maior consciência profissional, maior profissionalismo e maior competitividade empresarial.
Resultados práticos
Os resultados práticos serão os melhores indicativos e a atribuição deste sucesso será da força do marketing interno.
Fique sempre em dia!
- Obrigações do dia: 09/Maio/2025 – 6ª Feira.
- Obrigações do dia: Previdência Social (INSS) | GPS - Envio ao sindicato.
- Obrigações do dia: Comprovante de Juros sobre o Capital Próprio-Pessoa Jurídica.
- Obrigações do dia: IPI | Imposto sobre Produtos Industrializados.
- Últimas Publicações
- Negócios de Microfranquias ou de Baixo Investimento
- Falta de Energia Elétrica e o Impacto às Empresas
- ESG | A gestão de resíduos no contexto de ESG
- ESG | A Multifacetada Responsabilidade do Produto no Ordenamento Jurídico Brasileiro
- ESG Pilar Social | Saúde e Bem Estar dos Empregados
Últimas Notícias
-
9 - Maio - 2025
Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%
A inflação oficial fechou abril em 0,43%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos e de produ [...]
-
9 - Maio - 2025
Copom eleva Selic para 14,75% ao ano, maior nível desde 2006
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, elevar a taxa bási [...]
-
9 - Maio - 2025
Custo da cesta básica sobe em 15 de 17 capitais em abril, aponta Dieese
O custo dos alimentos essenciais aumentou em 15 de 17 capitais brasileiras em abril de 2025, segundo o Departamento Intersindic [...]
-
9 - Maio - 2025
Ibovespa dispara mais de 2% com acordo comercial no radar; dólar cai
O Ibovespa subiu mais de 2%, após renovar máxima histórica intradia na tarde desta quinta-feira (8), em mo [...]
-
8 - Maio - 2025
Balança comercial tem superávit de US$ 8,15 bilhões em abril
A queda no preço de diversas commodities (bens primários com cotação internacional) fez o super&aac [...]
-
8 - Maio - 2025
Ressarcimento de descontos do INSS começa na próxima quarta
Sob pressão, o governo federal apresentou nesta quinta-feira (8/5) o plano de ressarcimento para os aposentados e pensio [...]
-
8 - Maio - 2025
BC eleva Selic a 14,75%, maior patamar em quase 20 anos
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a Selic em 0,5 [...]
-
8 - Maio - 2025
Conferência discute estratégias para combater a desinformação
A segunda edição da Conferência Livre: Ciência pela Integridade da Informação ocorreu e [...]
-
7 - Maio - 2025
Preço do etanol cai em 13 Estados e no DF, sobe em 5 e fica estável em 8, afirma ANP
Os preços médios do etanol hidratado caíram em 13 Estados e no Distrito Federal, subiram em 5 e ficaram es [...]
-
7 - Maio - 2025
Produção industrial cresce 1,2% em março, aponta IBGE
A produção industrial brasileira cresceu 1,2% na passagem de fevereiro para março. O resultado veio ap&oac [...]